quarta-feira, 16 de março de 2011

Guerra dos Tronos


A Guerra dos Tronos é um livro de fantasia publicado pela editora Leya, que está para virar uma série da HBO. A previsão é que o seriado estréie em Abril, mas o livro já existe há algum tempo, embora só tenha chegado ao Brasil no fim do ano passado.

George Raymond Richard Martin – ou simplesmente George R. R. Martin – é o autor estadunidense dos livros da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que é composta por sete livros. Ele também é roteirista, participando inclusive do seriado “A Bela e a Fera” nos anos 80, que foi estrelado por Linda Hamilton – mais conhecida como Sarah Connors – e Ron Perlman, o Hellboy.

Mas vamos ao livro. Guerra dos Tronos é um épico de fantasia composto por personagens muito bem elaborados, envolvidos numa trama principal: A disputa pelo poder em Westeros. Martin criou, com uma habilidade impressionante, um mundo particular, onde seus personagens se tornam conhecidos à medida que lemos o livro um. Alguns são bem marcantes, como Eddard Stark (sim, Stark como o personagem da Marvel), senhor de Winterfell; Daenerys Targaryen, a Filha da Tempestade; o Rei Robert Baratheon; entre outros. E devemos dar crédito a isso, pois Martin consegue criar uma gama de personagens e fazer uma história complexa para cada um deles. Mas este é parte do problema. Daqui a pouco eu explico.

Ao longo da história os personagens se vêem envolvidos na trama. A disputa pelo poder pelas diferentes famílias, que também são muito exploradas como um todo, afeta diretamente os personagens principais. Algumas tramas paralelas aparecem no decorrer da leitura, como a tentativa de Viserys Targaryen, irmão de Daenerys, de recuperar o trono que um dia fora da sua família, aliando-se a um povo bárbaro e estrangeiro. Eddard Stark assume um papel importante ao aceitar ser a Mão do Rei, assumindo a função de executar as leis e fazer com que sejam cumpridas. É a meu ver o personagem central, e o mais bem elaborado pelo autor. Acompanhamos também o crescimento dos filhos de Eddard, bem como os mistérios que cercam a morte da antiga Mão do Rei, e os boatos sobrenaturais que são atribuídos às criaturas além da muralha, conhecidas apenas como “Os Outros”.

Contudo o livro sofre com alguns problemas graves. Nesse ponto entra um pouco da minha opinião particular. Não estou aqui dizendo que o livro seja ruim, mas o trabalho de divulgação, na tentativa de aumentar o prestígio do livro, chegou a comparar Martin a Tolkien, chamando o autor de “O Tolkien Americano”. Esta foi uma comparação equivocada. Primeiro: Os escritores possuem estilos completamente diferentes. Enquanto Tolkien foca na história como era vista pelos Hobbits, Martin foca basicamente nos personagens e em suas pequenas variações, como desvios de caráter e traumas. Segundo: A obra de Tolkien é muito mais profunda e detalhada. Volto a colocar que, embora Martin tenha feito um excelente trabalho quando criou Westeros, Tolkien alcança um nível de detalhes com a Terra-Média que, em minha opinião, ainda não foi alcançado por nenhum escritor.

Outro problema é que Martin foca nos personagens. Isso não seria um problema muito grande, mas em alguns momentos o livro se torna cansativo. Ao invés de criar capítulos, Martin coloca um personagem em foco em cada trecho, semelhante ao que fez Bram Stoker em sua obra “Drácula”. Mas Martin, na sua idéia de gerar muitos personagens, todos estes grandiosos e complexos, torna a leitura muito lenta. Vejam bem, não é uma leitura ruim, é uma leitura lenta, que pode desanimar leitores sem paciência ou leitores que não estão acostumados com livros deste nível.

Para concluir, devo dizer que o enredo é muito bem feito. A política comum de um romance histórico se entrelaça com os mistérios de uma boa fantasia e as particularidades de uma história medieval. A trama é envolvente e faz você ficar pensando nela mesmo depois de terminar a leitura. Vale a pena superar as 600 páginas do livro, com suas riquezas de detalhes bem elaborados, e acompanhar as aventuras de Ned Stark, Jon Snow, Tyrion Lannister e outros através da guerra dos tronos que paira sobre Westeros.

Até porque o inverno está chegando!

manjaki
guerradostronos